O que é ser Coxinha? E o que é ser Mortadela?

O que é ser Coxinha? E o que é ser Mortadela?

Na política só se pode ser Coxinha ou Mortadela?

Não são poucas as piadas na internet que discriminam uma ideologia ou outra, muitas vezes com simplificações arrogantes ou irônicas. As linhas ideológicas, como Esquerda e Direita não ficam por fora desta caixa de Pandora política.

A direita é conhecida há muito tempo pelo apelido de Coxinha. Parece que isto se deve às críticas que a esquerda faz aos policiais militares que, por muitas vezes comem coxinha em padarias. Uma redução do pensamento de direita chama de coxinha tudo o que se relaciona, de algum modo com Totalitarismos militares nacionalistas, como faxismo ou nazismo.

O termo que vi recentemente que achei curioso é o Mortadela. Nunca tinha visto um apelido deste tipo. Parece que isto se refere aos militantes que, pelo que dizem as redes sociais, ou mesmo alguns jornais – oportunistas ou não – recebem lanches como pão com mortadela. Parte das críticas se referem a supostos militantes de esquerda que ganham dinheiro e pequenas refeições para participar de comícios, eventos, manifestações ou greves.

Não tenho certeza da origem destes termos. Acho uma besteira a simplificação de linhas ideológicas tão complexas e desmembradas. Mas, dada a atual conjuntura, o que você é: Coxinha, Mortadela ou Nenhum destes?

Deixe seu comentário

Anúncios

Um comentário sobre “O que é ser Coxinha? E o que é ser Mortadela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s